top of page
Buscar

A CASA DE CAMPO ROSEHILL: Inspire-se com a aconchegante e encantadora casinha do filme O Amor Não Tira Férias!

  • Foto do escritor: Adriely Salvador
    Adriely Salvador
  • 29 de dez. de 2024
  • 9 min de leitura

 

Quem ama comédias românticas e filmes natalinos provavelmente tem O Amor Não Tira Férias (2006) como um dos filmes preferidos e indispensável na lista de filmes para se assistir em véspera de Natal, e muito além disso, o filme tem excelentes cenários que aquecem o coração e o desejo de quem é apaixonado por home decor, especialmente em nossos amados estilos cozy, tão acolhedores, atemporais, cheios de charme e intimismo!


A responsável pela introdução desse design nos cenários, e também roteirista e diretora da trama, é Nancy Meyers, que, além de muito respeitada no seu nicho de trabalho, é consagrada e reconhecida pela introdução de design cozy com toques de sofisticação em seus filmes. Logo, não à toa, a casinha de campo do filme foi inserida com muito critério e jamais poderia ser passar despercebida pelos amantes de estilos cozy, cottage e similares.


Na trama do filme, a casa de campo é a moradia oficial da personagem Iris, interpretada por Kate Winslet, e é localizada em Surrey, nas adjacências de Londres. O que muitos talvez ainda não saibam é que a casa foi construída exclusivamente para as gravações do filme e dentro das demandas da Sra. Meyers, claro! E o resultado foi essa lindeza muito adorada e cobiçada, mas o que talvez também muitos não saibam é que o interior verdadeiro da casa é totalmente diferente do que é mostrado no filme e o qual mostraremos aqui no artigo, e que esse, na verdade, não passa de um set criado pelos estúdios Sony, na Califórnia.


Pois é! Aquele cafofo de vó super cottage e acolhedor estava na verdade bem longe daquele lugarzinho isolado em Surrey, mas isso está longe de ser motivo para desencanto. Pelo contrário, um set não deixa de ser um ambiente projetado e executado por super profissionais da área, e cada elemento presente foi escolhido com muito bom gosto e maestria por quem entende do assunto, e por isso quero compartilhar com vocês impressões tanto da estrutura construída na Inglaterra quanto do set na Califórnia. Vamos lá?


rosehill cottage
Execução da Rosehill Cottage durante etapa de locação. (www.hookedonhouses.net)
rosehill cottage
Rosehill Cottage durante construção. (www.hookedonhouses.net)
rosehill cottage
Rosehill Cottage com estrutura e acabamentos externos prontos. (www.hookedonhouses.net)
rosehill cottage
Rosehill Cottage durante pavimentação do entorno. (www.hookedonhouses.net)

Nas imagens acima podemos ver parte do processo executivo da casinha. Nancy Meyers não conseguiu encontrar uma casa exatamente nas condições adequadas para as gravações do filme. Diante disso, resolveu arrendar uma área rural perto de Londres para construir uma casinha de acordo com suas demandas de super bom gosto, com licença?! Hahaha e assim se bem sucedeu a construção da casinha em duas semanas para a finalização do paisagismo e acompanhada do maravilhoso set na Califórnia.


rosehill cottage
Cenário pronto com a Rosehill Cottage. (www.jpclarkwrites.substack.com)

Absolutamente tudo neste cenário foi pensado e executado, desde as texturas em pedra para a composição de uma stone house com chaminés, muro baixinho e portãozinho de madeira, pequeno telhado na porta de entrada e janelinhas vintage até às árvores de pequeno e médio porte nas laterais cobertas com neve - essa também implantada artificialmente no cenário. Sim, o resultado final de uma isolada casinha de campo super cozy de muitas décadas de existência, perfeita para se aconchegar próximo à lareira tomando aquele café coado, ler um bom livro sob uma maravilhosa luz natural vinda de um janelão com vista para a natureza em uma tarde fria foi muito bem sucedido!


E eis a cozinha casa de vó. Linda, fofa, maravilhosa! Pequenina, abrangendo todas as utilidades necessárias em uma com toque de personalidade em cada item. Uma indispensável lareira, móveis soltos e exposição de utensílios, temperos, louças tradicionais e panelas conforme manda a cartilha de uma boa e legítima casinha de campo. Mesa e cadeiras em madeira escura com almofadas florais e acabamentos em fibra natural dão o toque de rusticidade essencial para a composição e armários em tom claro de azul vintage e puxadores redondos de mesma cor e material para perfeita caracterização. O lustre também segue a linha clássica e vintage. E as cortininhas floridas? Claro que estão logo ali nas janelinhas!


rosehill cottage sala
Sala e hall de entrada. (www.houseandgarden.co.uk)

Aqui temos uma visão ampliada dos ambientes conjugados, de onde é possível ver que à direita de quem entra está a cozinha, um hall de entrada no meio e o living room à esquerda. E, falando em hall de entrada, olha como ele é composto visando servir a quem chega: um pequeno móvel com cabides para casacos e acessórios com um vão para guarda-chuvas. Na parede há uma arandela com luz quente para gerar atmosfera, um pequeno móvel com prateleiras à esquerda para eventuais utensílios, um lindo tapete vintage para ambientar e setorizar ambientes e ainda uma fofa composição de quadrinhos nas paredes. Simples, útil e aconchegante!


Já o living room tem uma linda composição rica em texturas e estampas. Cortinas, estofados, almofadas e tapete seguindo uma linha suave, porém cada um com estampas e cores diferentes. Temos um puff aveludado no centro, que além de servir como uma mesa de centro, permite que descansemos os pés quando conveniente.


As mesas laterais são diferentes entre si, mas formam uma criativa composição. Enquanto uma é de madeira envernizada com design clássico, a outra é um tamboril ajustado com um tampo de vidro para melhor estabilidade dos objetos! Amei a ideia!


A decoração segue o script infalível de uma composição formada por luminárias de mesa, arandelas, vasinhos com plantas, velas aromáticas e quadrinhos harmonizando entre si, tendo a lareira estruturada em pedras como um elemento de destaque do ambiente tanto pela sua função como pela sua textura rústica e charmosa!


Na imagem abaixo ainda é possível ver um pequeno cantinho atrás onde aparentemente a personagem organiza fitas, DVDs, livros etc. Cantinhos assim são ótimos para reunir gostos e preferências do morador e revelar identidade, valores e originalidade.


Abaixo, mais um outro ângulo do ambiente que nos permite ver mais da estrutura como elementos decorativos no ambiente. Pilares em madeira, piso cerâmico, texturas em pedra na parede, tapetes e iluminação em pontos estratégicos.


Rosehill cottage sala
Sala e acesso ao pavimento superior. (www.houseandgarden.co.uk)

Em seguida temos uma imagem do quarto. Forro com estrutura aparente, pilares e vigas em madeira de tom original também aparentes e móveis em estilo provençal continuam a composição rústica da casa. Fibras naturais em cestos decorativos, texturas nos tecidos, tapete e composições de quadros, vasinhos com plantas e luminárias que harmonizam o ambiente com conforto e acolhimento.


E por último o banheiro. Lindo, pequenino e não menos acolhedor. A composição segue a linha dos demais ambientes da casa com texturas, iluminação e penteadeira, e ainda que a banheira não seja lá privilegiada de tamanho, seu design é elemento central do ambiente e se comunica tanto com o estilo da casa quanto com o tamanho do espaço. O equilíbrio entre funcionalidade e charme faz deste pequeno banheiro um espaço acolhedor e íntimo, assim como o restante da casa.


Coloquei aqui uma representação gráfica em planta baixa dos dois pavimentos da casa feita por uma artista que posta seus trabalhos em um site na internet. Apesar de não ser oficial, a moça conseguiu reproduzir com grande fidelidade os ambientes da casa e verificar que os pavimentos não se compatibilizam, e tá tudo bem, pois, como vimos anteriormente, a casa é uma coisa e o interior é outra, ambos situados em diferentes países e executados com perfeição para atender às necessidades do roteiro e das filmagens, não sendo essa compatibilização perfeita um critério imprescindível nesse tipo de trabalho, especialmente porque dona Nancy Meyers apenas PODE! Hahahahaha


Rosehill cottage planta baixa
Ilustração não-oficial de planta baixa do set. (www.devianart.com via @nikneuk)

O térreo integra o living room, hall de entrada/passagem, lavabo, cozinha e um home office. O ambiente vazio com acesso por fora da casa deve ser um depósito, mas ah, que agonia de ver a ausência de uma área de serviço, não? Enfim, é um set, Salvador! Infelizmente nesse caso algumas soluções arquitetônicas são completamente desnecessárias, aceite!


E finalizamos aqui o passeio pela Rosehill Cottage. É uma ótima inspiração, certo? Para acertar nos toques de aconchego que você queira dar no seu ar inspirados pelos sets da Sra. Meyers, aposte em:


ILUMINAÇÃO CERTA


Iluminação indireta e de temperaturas mais quentes em pontos estratégicos! Excelente e infalível para criar atmosfera. Utilize abajures em mesas de cabeceira, mesas laterais e acima de lareiras para esse efeito, além de obter uma linda composição decorativa quando associados com outros elementos como livros, vasos cerâmicos com plantas, porta-retratos, pequenas esculturas, velas aromáticas e com o que mais você quiser compor, desde que harmonizem entre si e tenham significado para você.


ELEMENTOS NATURAIS E QUALIDADE


Madeiras, pedras e fibras naturais são fortemente utilizados nos sets de Nancy Meyers, mas além da inclusão harmônica desses elementos, a boa qualidade e legitimidade deles é fundamental. Nada de papel de parede que imite pedra ou madeira, nada de piso vinílico que imita asoalho, nada de polyester e outros plásticos nos tecidos. Se você não tiver escolha, condições ou até mesmo permissão de alguma espécie para incluir elementos originais no seu lar, tudo bem, a tentativa de melhorar sua casa é o que mais importa e levará você a criar o seu ambiente perfeito, mas se fizer questão e tiver todas as condições a seu favor, siga o mandado e desfrute de resultados incríveis!


MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO


O vintage é algo infalível nesse quesito! Peças de época, móveis com aquele toque do passar do tempo ou até mesmo restaurados ou com nova cor, antiguidades, peças que pertenceram aos nossos antepassados.. tudo que conte história e tenha significado pra você agrega valor ao seu lar. Logo, vale a pena começar a pesquisar por lojas de móveis antigos ou até mesmo no marketplace do Facebook, onde acredito ser não tão difícil encontrar verdadeiros achados se contarmos com uma boa reputação de quem vende, fidelidade dos anúncios e um pouquinho de sorte também, mas impossível não é. Sempre tem alguém desapegando de algo lindo e valioso por um precinho justo. Lojas de antiguidades em geral também contam com uma vasta opção de objetos decorativos atemporais perfeitos para compor o lar.


CAPRICHO E OUSADIA


Não tenha medo de ousar nas combinações entre diversos elementos em um espaço. Comece a treinar o olhar para prestar atenção em detalhes e brincar com as possibilidades. Lembrou daquele jogo de louças específico, com largas xícaras amarelo mostarda e pires desenhado com arabescos amarelos e azuis que viu na loja outro dia? Verifique a possibilidade de voltar lá e comprar. Com o quê ele vai combinar? E que tal de repente colocá-los em expositores na parede? Ou aquele conjunto de panelas vermelhas? Que tal padronizar os potes de alimentos e expô-los na bancada, caso você nunca tenha se atentado para estética, usando qualquer modelo e entocando-os em armários fechados? Falando em armários, como está o acabamento deles? Vai uma corzinha especial? Que tal um pedacinho de vida em cima da sua mesa como um vasinho com planta ou um centro de mesa com folhagens e frutas desidratadas? E aquela parede nua ali na passagem, vai uns quadrinhos??


Não se poupe na imaginação, se jogue! A ousadia é o que faz um espaço ser verdadeiramente seu, permitindo que você infunda sua casa com caráter e personalidade. Seja uma luminária marcante, um tapete de estampa ousada ou uma combinação de design arrojada, não tenha receio de correr riscos. São os elementos inesperados que muitas vezes tornam o espaço mais memorável e emocionante, então reserve um tempo para investir nos detalhes, mas também tenha coragem de sair das fronteiras habituais e fazer da sua casa um reflexo verdadeiro do seu estilo!


Outro detalhe importante, tá tudo limpo e organizado? Esses são os passos iniciais!! Limpe, organize, descarte tudo o que não serve mais, livre-se de acúmulos, permita que a energia flua e depois é só prestar atenção nesses espaços e em você, nas suas necessidades pessoais, sem moderação! Questione-se sobre o que você gostaria de ver ao chegar em casa, como gostaria de se sentir, o que gostaria de ter aqui e naquele cantinho etc. Não dê vasão ao pensamentos limitantes como "não tenho dinheiro"ou "dá muito trabalho", ainda que sejam a realidade.


Questione-se sempre, mesmo diante de obstáculos. Isso ativa a criatividade e ela é indispensável tanto na criação de um belo cafofo quanto em qualquer solução para a vida. A boa vontade é o impulso inicial para que as coisas aconteçam, e ao deixarmos ela fluir precedida de criatividade, você vai se pegar fazendo lindas transformações na sua casa e se perguntar "por que não fiz isso antes?"


Comece a exercitar ideias e colocá-las em prática para, dia após dia, imprimir sua essência e dedicação em cada detalhe até sua casa se tornar o seu santuário, oferecendo-lhe em troca de todo o investimento empregado o verdadeiro bem estar que um lar aconchegante tem poder em lhe oferecer, inspirando cada vez mais você mesmo a continuar se dedicando e a quem mais estiver em contato com essa transformação.


Um verdadeiro lar também pode ser inspirador e contagiante! Apenas certifique-se de se cercar das pessoas certas!


Até o próximo post!



Comments


© 2025 Adriely Salvador. Todos os direitos reservados.

    bottom of page