ARQUITETURA MEDITERRÂNEA: Onde a união da simplicidade e do aconchego transbordam beleza e identidade!!
- Adriely Salvador
- 20 de nov. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2024
Olá, queridos leitores! Estou de volta!
Passei uns meses com o blog inativo, mas por boas razões. Me mudei para Nova York há dois meses, logo estive bem cheia com a mudança, mobília de apartamento etc., além de ter ficado sem computador nesse período, mas agora com o novo estou aqui finalmente apta a atualizá-los com nosso conteúdo novamente.
Pois bem, vamos ao que interessa! Finalmente transcrevi o rascunho deste artigo que já estava pronto há tempos para publicar aqui o conteúdo sobre um estilo arquitetônico muito apreciado mundo afora. Um estilo que encanta não só a mim, mas também muita gente com diferentes gostos e preferências, até mesmo aqueles adeptos a estilos mais contemporâneos decorrentes do Modernismo ou ao que muitos adeptos de estilos tradicionais chamam de "arquitetura do ego", ou seja, aquela que visa esbanjar grandes dimensões, tendências caras, minimalistas e impressionantes, não necessariamente belas (e quase sempre não são). Sorry, galera chique! ;D
Não é interessante a maneira como um estilo conquista nosso olhar tão imediatamente, se tornando queridinho sem a necessidade de super conhecimento do tema? Pois é! É isso o que o belo nos desperta! O belo é óbvio, não passa despercebido. Mesmo simples, modesto e limitado, um ambiente ou cenário pode ser belo, aconchegante, convidativo e satisfazer centenas de pessoas o tempo todo nas célebres cidades turísticas gregas, por exemplo. E é nesse contexto que a arquitetura mediterrânea está!
É de praxe quando se fala no estilo, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a daquelas edificações super branquinhas da Grécia, com pórticos arqueados, domos e detalhes em azul pelas janelas, portas, móveis, pisos, escadarias e com vista para o mar, não é? E eis aqui o exemplo perfeito de IDENTIDADE. Somos imediatamente direcionados mentalmente para um determinado lugar durante uma descrição quando esse tem uma bem sucedida identidade.
Apesar disso, a arquitetura mediterrânea não se limita aos territórios gregos, mas se expande também para outras áreas cujo Mar Mediterrâneo, que dá nome ao estilo, toca. O Mediterrâneo banha as margens de países do sul da Europa (Espanha, França, Mônaco, Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Herzegovina, Montenegro e Albânia), Norte da África (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), região leste do Oriente Médio (Turquia, Síria, Líbano, Israel e Faixa de Gaza), mais os países isolados em ilhas como, a já mencionada, Grécia, Malta e Chipre. Em todos eles temos a oportunidade de vislumbrar o estilo mediterrâneo, cada um com algumas particularidades culturais próprias de seus territórios, como a utilização de mais ou menos branco, tons terrosos ou pontos de cor, mas todos facilmente identificados como tal.
Agora falemos da belíssima simplicidade do estilo. "Simples, tem certeza?" Sim. Está longe de ser um estilo arquitetônico rebuscado, o que não o impede de ser belo, mas com certeza é responsável por toda sua originalidade.
A arquitetura vernacular é o que define esse estilo, pois as construções são executadas apenas com os materiais disponíveis na região e não são diversos. Logo, não cabe nele a aplicação de detalhes rebuscados, materiais de alta tecnologia e/ou luxuosos. Construções feitas em alvenaria, revestidas em estuque, esquadrias em formato de arco e executadas em madeira são a base do estilo, com telhados, pisos e passeios executados em peças de cerâmica, tijolos e pedras típicas da região.
Os móveis também são esteticamente simples, feitos de madeira em cortes retos e/ou curvas suaves, sem adornos e detalhes rebuscados. As fibras naturais também se fazem muito presentes na aplicação de detalhes nesses móveis ou mesmo na composição inteira deles, como vime, palhinha indiana e sisal. Nas áreas internas e externas vê-se a aplicação de pontos de cores vibrantes, ferro fundido e plantinhas! Muitas plantinhas! Lavanda, cipreste e alecrim são algumas espécies aromáticas populares dessas regiões e proporcionam muita harmonia com a paisagem local, cuja natureza é cheia de aromas e esotismo, deixando o cenário pronto para contemplação, relaxamento e muito aconchego!
E aqui temos uma identidade pronta. E que identidade! Identidade e harmonia são verdadeiro luxo! O branco ou tons terrosos predominantemente bege das edificações proporcionam uma visão limpa e cheia de luminosidade, e os pontos de cor em alusão ao mar, ao sol e às tradições costeiras nos convidam a desfrutar desses lugares e a nos inspirar na aplicação de alguns detalhes na ambientação de nossos lares também.
Vejamos agora alguns exemplos desse estilo aplicados em algumas regiões:


As duas imagens acima ilustram paisagens em Santorini, na Grécia. Conforme descrito anteriormente, podemos verificar a presença de elementos como itens em cerâmica, pontos de cores sempre remetendo à natureza do lugar como o azul do Mediterrâneo e o amarelo do clima ensolarado, peças em cerâmica, plantas da flora local, portas e pórticos arqueados e branco predominante na base da paleta de cores.


Já nas imagens acima podemos verificar tons terrosos como bege e terracota como cores principais das edificações ao invés de branco, que, como vimos anteriormente, também são tradição. É possível verificarmos um pouco mais de delicadeza e sofisticação no ambiente, comum em ambientes italianos, por exemplo, porém sempre seguindo o padrão de rusticidade e harmonia típicos do estilo através dos materiais aplicados, tais como madeira em linhas retas, cerâmicas, fibras naturais e linhas curvas nos pórticos.

Aqui podemos ver a presença de adornos em ferro fundido como estrutura do guarda-corpo das tradicionais varandas ao alto das edificações para a contemplação das belas paisagens e do mar, o bege claro como cor predominante e o marrom nas esquadrias, uma composição harmoniosa que aliada ao azul do céu, imediatamente sabemos que se trata de algum lugar banhado pelo Mediterrâneo!
Bem, por enquanto é isso. Tenho certeza que o estilo mediterrâneo encanta geral e com certeza oferece alguma coisa que você queira e possa aplicar no seu lar, e quando fizer aquela viagem maravilhosa por países no Mediterrâneo, vai poder pegar referências maravilhosas ao vivo, além de poder fazer registros fotográficos magníficos!
Divirtam-se e até o próximo artigo!
留言