top of page
Buscar

AS FACES DE NOVA YORK: A beleza em meio à impactante mistura do tradicional com o contemporâneo caracterizando a impressionante e única identidade da Big Apple.

  • Foto do escritor: Adriely Salvador
    Adriely Salvador
  • 28 de nov. de 2024
  • 7 min de leitura

Atualizado: 10 de dez. de 2024


 

Talvez um artigo sobre Nova York lhe soe meio estranho diante da temática predominante neste blog, que foca no cozy e no tradicional, mas é exatamente esse contraste de características presentes é quem dá a identidade única dessa cidade incrível e louca ao mesmo tempo.


Nova York é uma cidade inteira de contrastes e diversidade. Riqueza e pobreza coexistem em nuances extremas, diversidade étnica e cultural em cada esquina e distrito, e, claro, nossa senhora arquitetura também se faz ricamente presente e contrastante. Nova York é o lugar perfeito para se encontrar e apreciar, em questão de segundos de caminhada, edifícios e residências tradicionais belíssimos após a admiração dos imponentes arranha-céus e jogos de luzes das gigantes telas da Times Square.


Muito bem servida de edifícios históricos os quais grande parte são góticos, românicos e neoclássicos, a paisagem urbana da cidade é muito bem preservada através de constantes manutenções, reformas e novas construções, sempre seguindo a linha dos estilos presentes, mas sempre inovando e impressionando.


Os famosos tijolinhos marrons, ou como se diz no inglês "brown stones", dão todo o charme aos edifícios mais tradicionais e, aliados aos detalhes construtivos neoclássicos, às célebres escadinhas metálicas presentes nas fachadas e até mesmo esquadrias em vidro carimbam um forte selo de identidade da cidade. Ao vislumbrarmos uma foto de uma de suas fachadas, é quase impossível não nos vir à cabeça imediatamente "isso é em Nova York!".


Essa identidade é bem urbana, com fortes traços industriais por todo lugar, mas apesar disso é bela também por carregar o tradicionalismo que convida, aproxima e acolhe, mesmo mesclada com os enormes e impressionantes edifícios do cenário e cultura workaholic da cidade que geram sensações opostas. Ainda que não necessariamente bela, essa parte da identidade é inegavelmente marcante, e o marcante também fascina! Não sejamos tão caxias :D


Apesar dessa identidade marcada por edifícios, não é incomum encontrarmos em bairros e cidades próximas as lindas casinhas tradicionais americanas repletas de beleza e vegetação que tanto amamos. Neste artigo vamos visualizar esses cenários presentes na cidade. Continue na leitura.


Pra começar nossa relação de características, coloco aqui uma imagem que é exemplo perfeito do que mencionei anteriormente sobre olhar para uma foto e imediatamente sabermos de onde e trata.


New York
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
New York
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Simples imagens, conteúdo breve, de rápida leitura visual, porém com a mensagem claríssima! Quem aí não foi imediatamente levado aos tantos filmes e séries de TV americanos que todos nós já assistimos e dos quais Nova York é cenário? Foi o que mais li nas mensagens que recebi quando postei essa foto nos stories outro dia. Incrível o superpoder de meras escadinhas metálicas nas fachadas, não? Identidade é fascinante!


Friends building
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

E por falar em filmes e séries, essa aí em cima é um exemplo mais que perfeito, né? Amantes do seriado Friends sabem exatamente a sensação. Não é à toa que temos um post neste blog especialmente dedicado ao apartamento da Monica, o qual está situado, ficticiamente, neste prédio. Não só o apartamento tem conteúdo rico para um post, mas a paisagem ilustrada na série também mostra bastante a identidade da cidade, e por isso vos trago aqui este formoso artigo! ;D


Physical Graffiti, East Village, NYC
St. Marks Place (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Mais uma série de escadinhas novaiorquinas, mas essa é icônica para os amantes de música, especialmente de rock clássico, como eu! Os fãs de Led Zeppelin sabem muito bem do que se trata essa imagem. É apenas a fachada de um prédio tradicional em East Village, mas que foi capa de um dos icônicos álbuns da banda, Physical Graffiti. Infelizmente, no momento do registro, metade da fachada estava (e acho que ainda está) escondida em andaimes para revitalização.


New York
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Aqui já temos um edifício fora dos padrões da beleza tradicional arquitetônica, porém muito característico de Nova York. Tijolinhos marrons, esquadrias de vidro e altura.. beeem elevada! Inconfundível!


A seguir, algumas imagens de prédios que apresentam traços tradicionais um pouco mais fortes.


Soho, NYC
Soho (Adriely Salvador/Acervo pessoal)
New York
(Adriely Salvador/ Acervo pessoal)

E aqui começam as misturas das faces. Adornos tradicionais e escadinhas se mesclam pela cidade afora. E, falando em tradicional, vamos olhar para esta outra face da identidade dos edifícios. A sequência de imagens a seguir vai lhes mostrar uma sequência de beleza que é marca registrada aqui do blog, sempre bem vinda e nunca o bastante para nos encantar.


West Village, NYC
West Village. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Aqui está a ilustração do outro tipo de escadinha típico de Nova York, pelo qual sou apaixonada. Inúmeros prédios nas várias regiões da cidade têm suas fachadas elevadas dotadas de belas escadinhas com seus guardacorpos muito bem elaborados.


West Village, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Olha a maravilha de composição! Escada, guardacorpo, plantinhas, vasos cerâmicos, tijolinhos, porta convidativa.. como sabido, eu amo! A bandeira do blog sobre os elementos que criam verdadeiros lares está no nosso primeiro artigo, pra quem é novo por aqui e ainda está conhecendo.


New York University
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

E essa belezinha de esquadria? Nada menos que no Departamento de Línguas Espanhola e Portuguesa e Literatura da Universidade de Nova York. E tem mais a seguir!


New York University
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Lindezas, não? Fachadinhas lindas são abundantes por aqui. Uma riqueza de opções.


New York
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Um banquete de portas! Por aqui tem aos berros. Lindas, belíssimas portas! E, pra quem acompanha, sabe que sou a louca das portas e que temos também um artigo especialmente sobre lindas portas! Logo, registro todas que me encantam.


Vejamos agora edifícios super tradicionais!!


Dakota building, NYC
Dakota Building. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Dakota buiding, NYC
Dakota Building. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Dakota building, NYC
Dakota Building. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Dakota building, NYC
Dakota Building. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Olha que riqueza, meodeos!!!! Ornamentos e beleza em cada centímetro. Esse belíssimo edifício é o icônico Dakota, e foi projetado pelo arquiteto Henry Janeway Hardenbergh (também autor do projeto do Hotel Plaza) entre 1880 e 1884, em múltiplos estilos arquitetônicos, mas é oficialmente definido como sendo renascentista alemão. O edifício foi cenário do filme O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski, e local no qual John Lennon viveu oficialmente nos últimos anos de sua vida.


Infelizmente a entrada desse edifício foi palco de sua trágica morte. Meu truque é sempre mudar a perspectiva toda vez que preciso olhar para ele. Afinal, seria injusto ignorar tamanha beleza e imponência, além de ser dotado do maravilhoso Central Park como vista principal.


Gramercy Park, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Olhem aqui as esquadrias e pingadeiras. Percebam que as folhas externas das janelas não têm real função, mas estão ali como ornamento, e percebemos como a beleza é validada.


Financial District, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Amo ver esses choques! Em pleno Distrito Financeiro, em meio a gigantes e envidraçados edifícios, a gente se depara com isso aqui e ali *.* Fascinante!


Financial District, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Hahahahaha! Pois é! Essa aqui fala por si só, e o prédio ainda vem datado. Eu só tenho uma coisa a dizer: AMO!


Trinity Church, Broadway, NYC
Trinity Church (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

E essa maravilha aqui? A Trinity Church é um marco histórico dos Estados Unidos. Fundada oficialmente em 1697, na ainda denominada Nova Amsterdã durante a colonização holandesa, a Trinity Church foi um local importante durante a Revolução Americana. Foi projetada pelo arquiteto Richard Upjohn em estilo gótico renascentista e está localizada na famosa Broadway, também no Distrito Financeiro em Manhattan, em frente a também famosa Wallstreet.


St. Patrick's Cathedral, 50th Av
St. Patrick's Cathedral (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Ok, parem tudo. Não é possível, para mim, descrever a sensação ao ver essa maravilha. A Saint Patrick's Cathedral foi projetada em estilo neogótico e inaugurada oficialmente em 1879, sendo também parte importante na história da construção da cidade de Nova York.


É muita beleza! E sendo muito bem mantida, reluz deslumbrantemente durante a noite, ganhando destaque também por estar envolta de super prédios contemporâneos na 50th Avenue.


Agora, pulando pra mais uma faceta das faces de Nova York, nesta próxima sequência de imagens veremos a beleza encantadora de residências tradicionais em áreas privadas, cujas casas são majoritariamente separadas uma das outras apenas por vegetação arbustiva e conta com a presença de muitas árvores e jardins floridos.


Forest Hills, Queens, NYC
Fachada residencial em Forest Hills, NYC. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Olhem que gracinha! Uma fachada com vários elementos típicos de arquitetura tradicional que nos fazem sentir acolhidos e convidados a admirar sua beleza. Seguem mais imagens semelhantes de residências próximas.

Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)
Forest Hills, Queens, NYC
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Tudo perfeito, não? Pois é. Forest Hills já não está em Manhattan. Localizado no Queens, tem uma área específica repleta de residências tradicionais, recheado de vegetação composta por grandes árvores e pelos jardins residenciais, muito bem mantido e seguro.


Essa última imagem é minha favorita dessa sequência. O bege com esse tom de azul petróleo fisgou minha atenção do início ao fim da minha caminhada neste dia pelo lugar, e ao estar prestes a voltar pra casa, voltei uns passos para registrar, pois à essa altura eu havia decidido parar de tirar fotos para apenas apreciar com o olhar, afinal, o marido estava caminhando comigo e já estava ficando impaciente comigo parando a cada dez segundos para tirar fotos. Agora me digam, que culpa tenho eu de as casas serem tão lindas e fotografáveis?? Hahahahaha


Uma coisa é possível reconhecer, apesar de, claro, estar um pouco longe da realidade de muitos por razões óbvias: Nova York tem lugar para quem aprecia estilos de vida e moradia tanto agitados e urbanos quanto estilos mais calmos e tradicionais, e dotada de sistemas, especialmente o de infraestrutura urbana, avançados, permite fácil e rápido deslocamento entre seus distritos. Tem ambiente e aura para todo tipo de personalidade.


É possível morar em uma área que tenha a calma e tudo o que você precisa ao redor e poder relaxar sem a agitação de Manhattan, e ainda assim se deslocar para lá com qualidade e rapidez sempre que quiser para desfrutar dessa energia e de tudo o que ela oferece. Aqui tudo o que não falta é agilidade, organização, beleza e diversidade!


Até o próximo post!





Commentaires


© 2025 Adriely Salvador. Todos os direitos reservados.

    bottom of page