top of page
Buscar

CASA E LAR: SERÁ QUE SÃO MESMO SINÔNIMOS? 8 dicas para harmonizar sua casa e torná-la um verdadeiro lar

  • Foto do escritor: Adriely Salvador
    Adriely Salvador
  • 9 de jul. de 2024
  • 7 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2024


 

Já parou pra pensar no que faz você realmente se sentir "em casa"? Você se sente acolhido e confortável ao chegar na sua casa após um dia exaustivo de trabalho? Será mesmo que uma edificação que tem seus espaços preenchidos com móveis e utilidades básicos bastam para nos sentirmos abrigados, aconchegados e recarregados? Ou de repente você nunca parou pra pensar nisso ou não acha tão importante? Se esse for seu caso, esse artigo é pra você!


Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre como você realmente deveria se sentir dentro da sua casa, não é verdade? Talvez você seja uma pessoa mais extrovertida, que nunca para muito em casa e prefere estar sempre fazendo algo fora, que aprecia passar o tempo livre na companhia de amigos, em eventos especiais, bares e festas. Não? Ou de repente você é até aquela pessoa mais introvertida, que prefere passar seu tempo livre em casa, mas que nunca parou pra observar sua casa de uma maneira mais sensível e perceber que, de repente, criar uma vibe que te desperte um maior prazer e satisfação de passar esse tempo em casa poderia ser sim bem interessante para melhorar sua qualidade de vida.

 

O fato é que, não só esses dois perfis são muito comuns, mas também existem várias nuances.


Muita gente até para pra observar e se dá conta de que sua casa é mais, digamos, minimalista, em elementos, mas prefere mesmo manter assim, seja por questões de gosto, conforto, finanças, manutenção etc. Já outras realmente nunca se deram conta e até topariam uma personalização toda especial no seu lar. Outras já sempre quiseram criam um ambiente todo especial, mas são impedidos por algumas limitações. Não importam as circunstâncias, o que importa mesmo é que, independente do perfil do morador, uma casa vai sempre se beneficiar de elementos que a tornem um verdadeiro lar. "Mas como assim, casa e lar não são a mesma coisa?" Bem, na minha humilde e endossada opinião de arquiteta e apaixonada por tudo aquilo que deixa uma casa com aquela vibe de paz e "casa de vó", definitivamente não!  


Uma casa pode ser recém construída, grande, luxuosa, bem iluminada etc., mas não necessariamente nos transmite o verdadeiro aconchego o qual muitos elementos tem o imenso poder de transmitir. "Ah, Adriely, mas eu não gosto de madeira, prefiro vidro e, alumínio e gesso!" Tá tuuuudo bem, minha intenção aqui não é ditar regras nem dizer que um estilo mais tradicional é melhor que um mais contemporâneo, até porque gosto é pessoal e somos livres pra fazer as escolhas que nos fazem felizes. Aqui temos o intuito de despertar para um olhar mais sensível para elementos que não são necessariamente, na visão de muitos, "fora de moda", "arcaico", "brega" etc., e pra consciência de que combinar estilos, elementos, cores pode sim dar muito certo, além de te trazer o verdadeiro sentido de Lar.


Mas então, o que é lar? O Lar é mais que uma mera edificação que chamamos de casa. O lar é um ambiente preenchido de uma atmosfera acolhedora, reconfortante e reenergizante a qual tem o poder de nos despertar boas sensações, contemplações, reflexões, cuidado, aumentar nossa qualidade de vida e instigar mais harmonia entre os moradores de uma casa. 


E como criar e manter essa energia em uma casa? Conforme mencionei anteriormente, através de elementos, sendo esses elementos quase sempre de origem natural. Elementos que são dádiva da natureza e com propriedades até mesmo curativas, das quais muitas vezes nem fazemos ideia.


Quem nunca esteve em um dia triste, ou até mesmo vivenciou ou vivencia uma fase depressiva, e não se sentiu emocionalmente melhor ao estar na presença de plantas e poder contemplar um jardim, ouvir o barulho de uma corrente ou fonte d'água ou sentir a grama e a terra nos pés descalços? Caso não, já fica a dica! A natureza tem poderes incríveis, dos quais muitas vezes só dependem do quanto estamos abertos a experienciar seu poder para estarmos na presença dela sempre que possível.


Sendo assim, vamos agora conferir as dicas de quais elementos podemos trazer para nossa casa e como aplicá-los!  


MADEIRA  

Jardim cozy
(@designdial)

A madeira é, como bem sabido, um elemento valiosíssimo para uma estética fina e elegante quando bem aplicada em um projeto, mas não necessariamente precisamos de aplicações caras para se ter um ambiente acolhedor. Pequenas peças de madeira muitas vezes já são suficientes para tornar um ambiente mais prazeroso de se estar.


Uma pequena mesa vintage ou retrô de canto e um vasinho com antúrio e cachepô revestido com fio de juta, por exemplo, já deixa uma sala mais aconchegante do que se nada ali tivesse. 


Mesa vintage
(AliExpress)

E uma porta de entrada toda estilosinha só no verniz ou até mesmo com uma cor mais forte? Quanto charme e personalidade!!


Porta clássica
(casalindahome.blogspot.com)

FIBRAS NATURAIS 

Juta
(M&A Arts Artesanato/Divulgação)

Temos opções variadas de fibras naturais para dar o amado ar de aconchego nos nossos ambientes, e são aplicáveis em qualquer um deles. Algumas delas são:


Juta

Juta
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Os fios e telas de juta são materiais baratos e muito versáteis. Podem ser utilizados em revestimento de vasos e cachepôs, cestos decorativos, suporte para plantas pendentes, tapetes, jogo americano, luminárias e o que mais a sua criatividade te sugerir! É lindo! 


Vime e Rattan 

Rattan
(@bastilleandsons)

Nem preciso falar muito do bom e velho vime, né? Atemporal, clássico, mas também super estiloso! A aplicação pode variar desde objetos de utilidade e decoração até detalhes de móveis como poltronas, cadeiras, cabeceiras etc. 


Já o rattan é um material semelhante ao vime, também chamado de palhinha ou palha indiana, cuja aplicação se dá majoritariamente em móveis. Muito lindo!


Palhinha
(mis.khurasan.edu.af)

TECIDOS 

Tecido em parede
(@constancezahn.com)

As texturas tem grande papel no que diz respeito a gerar sensações. Tecidos de algodão e aveludados, por exemplo, proporcionam muito conforto e aconchego em estofados, camas e até mesmo em paredes, que dependo de cores ou estampas neles presentes, trazem muita personalidade e acolhimento. Só é bom atentar para o clima na sua localidade, pois dependendo do nível de umidade e de luz natural ou falta dela no ambiente, pode ser uma opção que exija maior manutenção ou até mesmo que traga alguns transtornos como surgimento de mofo e/ou ácaros.



PEDRAS

Revestimento em pedra natural
(Correio Braziliense)

Pedras? Oh, sim! E como elas são maravilhosas! Quando em estado bruto, sua rusticidade e elegância trazem sim muito acolhimento, quando bem escolhidas e aplicadas. Só precisamos atentar na hora de escolher tamanho, textura e tonalidades para que se tenha sucesso na proposta que se queira materializar. Tons claros e escuros, por exemplo, tem o poder de abrir e fechar mais os ambientes, então vale se ligar no detalhe.



CERÂMICA  

Cerâmica
(@casacasagrandecasa)

Desde tijolinhos em paredes, canteiros de plantas, vasos de plantas em pátios, varandas e jardins até a cobertura aparente de uma casa, a cerâmica é um sucesso! Ela não precisa ser aplicada apenas na cor alaranjada tradicional para proporcionar rusticidade e aconchego nos vasos, por exemplo, mas opções em cores mais neutras e texturizadas também nos trazem muito resultado! Eu amo!


Casa tradicional
(Habitíssimo/Divulgação)

CRISTAIS E PEDRAS SEMIPRECIOSAS

Selenita cristais
(Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Sim! Cristais! Sendo você um jovem místico ou não (eu sou, apesar de não tão jovem assim hahaha), jamais negarei o poder dessas lindezas em um ambiente, além da beleza que eles proporcionam por suas texturas, cores e transparências únicas! 


Os cristais e pedras semipreciosas são muito utilizados por profissionais em terapias holísticas, espiritualistas livres e pessoas adeptas ao esoterismo, mas você não precisa ser adepto de crenças ou terapeuta para se beneficiar do que eles oferecem, pois eles estarão agindo na vibração energética do seu ambiente de qualquer forma, equilibrando e filtrando energias, além de embelezar seu espaço.


Existem centenas de opções desses minerais e você pode escolhê-los de acordo com sua dimensão (para ambientes, o ideal é que sejam de tamanhos a partir de 10cm em diante, pois assim conseguem agir a nível do espaço), cor e propriedade. Em outro artigo falarei apenas sobre cristais, pra introduzir vocês sobre como escolher, aplicar, limpar, energizar, organizar etc. Eles são incríveis!



AR E LUZ NATURAL  

Luz natural
(PS do Vidro/Divulgação)

Também não preciso explicar muito a importância desses dois no nosso cotidiano. Além de essencial para nossa saúde física e emocional, a luz natural equilibra nosso ciclo circadiano e, claro, deixa qualquer ambiente ricamente iluminado! Tente possibilitar ao máximo a entrada de ar e luz natural através de suas esquadrias. Utilize vidro, se possível, para manter a iluminação, quando essas estiverem fechadas.  



PLANTAS  

Jardim cozy
(@historiasdecasa)

E por último... ELAS! As minhas idolatradas plantinhas! Se você também é o louco das plantas como eu, vai concordar que essas meninas são essenciais quando se trata de beleza, acolhimento, paz e saúde. Além de purificarem o ar, as verdinhas nos proporcionam infinitas possibilidades de uma ambientação perfeita em conjunto com seus vasos, cachepôs e canteiros. Desde as menores dimensões pra dentro de casa até árvores no quintal, floridas ou não, herbáceas ou não, elas são certeza de sucesso na ambientação de um lar. E, claro, precisamos estar atentos às particularidade de cada uma, o que vai possibilitar seu uso ou não em determinados ambientes caso sejam mais escuros, mais claros ou com luz solar direta, frequência da rega, porte, podas etc., e aí já teríamos assunto pra outro artigo!


Ah, e não podemos esquecer de uma dica extra fundamental que antecede em importância a aplicação de qualquer elemento citado aqui: limpeza e organização! Não importa quão modesta e pequena seja sua casa, mas é a sua casa, o seu templo! A boas energias jamais se criam e fluem em um ambiente sujo e bagunçado, o que jamais vai lhe proporcionar boas sensações e paz de espírito. 


A bagunça do lar é reflexo de bagunça no ser. Se de repente você tá em um momento difícil na vida, de luto ou tem algum transtorno emocional/mental, te convido a aderir à faxina e organização do seu espaço físico como atividade terapêutica. Se ajuda? Já é um bom início sim. Cuidar do seu espaço físico também é autocuidado e não deixa de ser uma mudança de dentro pra fora. De pouquinho em pouquinho a gente consegue ir se melhorando. É um ótimo primeiro passo.


Mas se seu caso já é só falta de tempo mesmo, aí já fica bem mais simples, pois, sim, aceite você ou não, a gente sempre tem tempo para o que é prioridade, então... priorize-se! ;)


Bem, finalizamos por aqui! Tenho certeza que aplicando cada dica dessas nos detalhes e ambientes da sua casa você já verá e sentirá uma grande transformação na energia da sua casa e do que ela comunica. Lembre-se, nossa casa é nosso reflexo! E cuidando dela, ela cuida da gente. E muito!


Até o próximo artigo! 

Comments


© 2025 Adriely Salvador. Todos os direitos reservados.

    bottom of page