top of page
Buscar

PAPEL KRAFT: Explore a criatividade em suas habilidades manuais e a versatilidade desse simples material para toques de charme e aconchego funcionais no seu lar!

  • Foto do escritor: Adriely Salvador
    Adriely Salvador
  • 13 de jan.
  • 4 min de leitura

 

Muitos já devem estar familiarizados com a utilização do papel kraft para fins de papelaria criativa, atividades escolares ou mesmo como os conhecidos preenchimentos de encomendas enviadas por lojas e pequenos negócios etc., mas também não é novidade para muitos que ele também pode e é um material muito utilizado no artesanato em confecção de objetos de decoração super úteis e charmosos, os quais sem dúvida entregam um toque de rusticidade e personalidade todo especial e muito versátil no que diz respeito à combinação com outros materiais, cores e estilos dos ambientes nos quais são inseridos, e é sobre isso que vamos falar aqui!


Eu comecei a prestar mais atenção no papel kraft aqui em Nova York durante minhas primeiras semanas, nas quais estávamos comprando a maioria das coisas para o apartamento online, logo caixas e caixas acumulavam-se rapidamente, e dentro delas, muuito papel kraft! Eu sempre tive um olhar sensível para materiais, sempre pensando que tipo de arte manual poderia ser possível sair dali, e aliado ao fato de vivermos em um apartamento alugado no qual não temos intenção de passar anos e anos e, portanto, sem intenção de investir alto e em itens definitivos por enquanto, eu comecei a pensar em pequenas soluções funcionais e/ou decorativas para o apartamento e ao mesmo tempo aproveitar aquele tanto de papel kraft que estava ali disponível. Não foi difícil para a criatividade surgir, afinal, o ambiente perfeito para uma arte sustentável e de custo quase nulo estava criado.


Como amante das plantas que sou, é claro que, mesmo temporariamente, eu não poderia viver sem pelo menos uma ou duas verdinhas pra trazer frescor, paz e boas energias para meu lar, e logo cuidei de trazer a primeira.


Comumente as plantas vêm das lojas e mercados em simples vasos de plástico para que troquemos posteriormente e/ou coloquemos dentro dos cachepôs, os detentores do charme na decoração com plantas. Logo, diante da necessidade de cachepôs, fui online pesquisar por alguns com bom custo benefício, o que aqui, a propósito, não há muito hahahaha cachepôs feinhos e/ou pequenos custam rapidinho de 15 a 20 dólares, nada insignificante para quem recebe em real, né, queridos?


Então foi assim que cuidei de providenciar meu próprio cachepô: através das minhas habilidades manuais e a penca de papel kraft disponível. Com uma técnica bem conhecida entre artesãos, eu, com uma boa dose de paciência, cortei bastante papel craft em tiras e delas fiz tranças, juntei umas nas outras e em seguida as colei em uma armação feita de papelão, enrolando-as nessa armação como se tivesse enrolando de volta um carretel de barbante, e em seguida pincelei uma mistura de cola branca Mod Podge Gloss e água para selar o trabalho, promovendo um melhor acabamento, durabilidade e firmeza ao material. O resultado foi esse abaixo:


Cesto de papel kraft
Cesto/cachepô feito em tranças de papel kraft. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Quando adquiri minha segunda plantinha, ela até veio em um cachepô feito de material metálico, mas em um acabamento preto escovado do qual não gostei, então cuidei de resolver o problema utilizando novamente papel kraft e a misturinha de cola branca pra dar um up nesse cachepô e trazer mais aconchego pro meu hall de entrada.


Cachepô de papel kraft
Cachepô revestido em papel kraft torcido. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

A diferença desse para o primeiro cachepô foi que nesse segundo eu apenas cortei o papel kraft em tiras, torci essas tiras sem criar tranças e fui colando enquanto torcia, novamente como se tivesse enrolando de volta um carretel, e assim ficou esse charmoso acabamento!


Como mencionei anteriormente, meu olhar é bem sensível para diversos materiais, principalmente quando eles têm texturas e acabamentos rústicos com esse potencial de trazer uma atmosfera mais natural e aconchegante para um ambiente, e nesse exemplo abaixo eu criei um ornamento para esse difusor de óleo essencial à vela me utilizando tanto de papel kraft como de mais materiais de origem natural que muito bem complementaram o shape de Buda do difusor, oferecendo, além das funcionalidade, a criação de um objeto decorativo cheio de personalidade para o móvel que apóia a televisão.


Arranjo artesanal com elementos naturais e papel kraft
Difusor ornamentado artesanalmente. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Os materiais de origem natural em questão foram nada mais que folhas secas da minha segunda plantinha, as quais guardei conforme foram caindo, e cascas de pistache, ótimas para criarmos um shape de flor-de-Lótus quando coladas uma nas outras. Fiz duas em diferentes tamanhos, a maior atrás e a menor à frente, com as folhas secas entre ambas, tudo sustentado em uma base de papelão circular e papel kraft, com alguns dos meus cristais como complemento final. Amei!


E por último - por enquanto - eu fiz esse descanso de mesa para apoiar panelas quentes, também muito simples de se fazer. Da mesma maneira que muito se faz com fios de juta, esse é feito com "fios de papel kraft". Do mesmo jeito que fiz no segundo cachepô, torcendo as tiras do papel, apenas fiz tiras mais finas e as torci e colei de uma maneira mais uniforme para prover mais uniformidade da superfície. Fica um charme!


Descanso de mesa de papel kraft
Descanso de mesa em papel kraft torcido. (Adriely Salvador/Acervo pessoal)

Muitos outros itens podem ser feitos com papel kraft. Tudo depende de um pouco de criatividade e disposição. Cestos, caixas organizadoras, organizadores de mesa, porta-lápis, luminárias.. tudo pode ter o papel kraft como estrutura principal ou como toque final e ter uma melhor durabilidade com aplicação de acabamentos envernizados, além de poderem ser personalizados com padronagens feitas com tintas, betume, carimbos e o que mais você quiser experimentar e for cabível.


O uso de papel kraft combinado com as fibras naturais podem tornar seus trabalhos ainda mais personalizados e acolhedores, pois elas contém a mesma rusticidade e potencial para trazer mais acolhimento, personalidade e funcionalidade para suas criações. Fios e malhas de juta são excelentes fibras para se trabalhar em conjunto com o papel kraft pela sua facilidade de trabalhar a junção dos materiais, praticidade e fácil acesso.


Explore suas habilidades e até o próximo post!



Comments


© 2025 Adriely Salvador. Todos os direitos reservados.

    bottom of page